Pois é, mais um ‘How to …’ e novamente sobre as gráficas da nVidia, a diferença é que este para mim funciona na perfeição (tanto no Debian como no Ubuntu).

A primeira recomendação é visitar o site de descarga de drivers da NVIDIA, escolher o modelo da placa, o OS (no meu caso Linux 32-bit) e a linguagem. A opção 2 não funciona para Linux. Clique DOWNLOAD, copie o endereço da ligação que está no botão AGREE & DOWNLOAD (qualquer coisa parecida com http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/190.53/NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run).

Abra um terminal e digite su para passar a root.

Digite apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r).

Digite cd /usr/src para passar o prompt para esta directoria.

Digite ln -s linux-headers-$(uname -r) linux para criar a ligação simbólica.

Digite wget e clique na tecla direita do rato para colar o link que copiou da página da NVIDIA (vai ficar como wget http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/190.53/NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run).

Digite /etc/init.d/gdm stop isto irá parar o gdm e passa para o terminal. A partir deste ponto é conveniente que tenha este artigo impresso, pois vai ficar sem ambiente gráfico.

Agora que está na prompt do terminal digite cd /usr/src.

Seguidamente lance o script de instalação de NVIDIA digitando sh NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run.

O instalador ao iniciar pede-lhe para aceitar o acordo da licença.

Responda NO à pergunta sobre a descarga do kernel da NVIDIA.

Clique OK para compilar um novo kernel.

Clique NO quando surgir a mensagem ‘… abort now’.

Deixe o instalador continuar e seleccione Yes para permitir a actualização automático do seu xorg.conf pelo nVidia-xconfig.

Clique OK e quando o instalador terminar, vai ficar novamente na prompt do terminal, digite então startx para iniciar o seu servidor X novamente.

Agora já pode modificar a resolução e outras definições avançadas da placa gráfica através do utilitário NVIDIA X Server Settings que está no menu das Ferramentas do sistema (System Tools).